Cucaria do Chef

Cucaria do Chef
Rua Isidoro Caetano 190 - sala 02 - Essence Residence - Barra Norte BC

Energia solar e arquitetura: especialista fala sobre a tecnologia fotovoltaica integrada às edificações



Arquiteta e urbanista Clarissa Debiazi Zomer, doutora em Engenharia Civil, é convidada da CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú para falar sobre arquitetura, estética e geração de energia elétrica

Fonte de energia renovável e sustentável, a luz solar tem ilimitado potencial de uso, principalmente em edificações. Para além dos já conhecidos módulos instalados nos telhados, o desafio é integrar essa tecnologia à arquitetura, sem deixar de lado a estética. Essa é a provocação que a arquiteta e urbanista Clarissa Debiazi Zomer faz na palestra Arquitetura gerando energia elétrica, agendada para o dia 2 de agosto no Refúgio da Artista, um dos 24 ambientes da mostra CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú 2019.

A proposta da especialista é discutir a tecnologia fotovoltaica e suas possibilidades de integração à arquitetura, com exemplos em que bons compromissos entre forma e função, estética e desempenho, foram atingidos.

— A energia solar pode ser incorporada já na fase de concepção de um projeto e virar a própria arquitetura. É possível agregar beleza, sustentabilidade e eficiência energética sem comprometer o desempenho da tecnologia — diz ela.

Clarissa integra o Grupo de Pesquisa Fotovoltaica da UFSC, é doutora em Engenharia Civil (Energia solar fotovoltaica integrada a edificações) e realiza um doutorado sanduíche em Cingapura (Solar Energy Research Institute of Singapore/ National University of Singapore). Segundo ela, hoje já existem tecnologias e diferentes cores de módulos de captação de energia solar que permitem um amplo número de opções para os projetistas.

 — É um campo a ser muito explorado ainda. Em geral, a instalação de módulos para geração de energia vem depois da casa projetada. Mas essa tecnologia pode ser melhor aproveitada se for concebida já no projeto. É inclusive mais barato — ressalta.

Energia para carro na CASACOR Santa Catarina

Na mostra CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú é possível conhecer um exemplo de carport (cobertura de carro para estacionamentos), que poderá ser usado para carregar baterias de carros elétricos. O projeto é fruto da parceria entre a ENGIE, líder em geração de energia elétrica no Brasil e em soluções, e a Sunew, líder global na produção do Filme Fotovoltaico Orgânico (OPV). O processo de geração de energia limpa será demonstrado com um carro elétrico Smart, em exposição em uma das áreas da Casa do Lago.

— O interessante de projetos como esse é que a energia necessária para abastecer um veículo é exatamente a área de cobertura de uma garagem — finaliza Clarissa.

CASACOR segue aberta para visitação até 18 de agosto

A CASACOR Santa Catarina | edição Balneário Camboriú segue aberta para visitação até 18 de agosto na Casa do Lago, bairro Ariribá. E em setembro é a vez de Florianópolis receber a mostra: 15 de setembro e 27 de outubro no empreendimento Cidade Milano, no Centro da Capital.

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne anualmente prestigiados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2019, serão15 praças nacionais: São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina (Florianópolis e Balneário Camboriú) e Ribeirão Preto. A mostra ocorre ainda em quatro praças internacionais: Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru. Veja mais em www.casacor.com.br.



Comentários